Nesse artigo convidamos você a analisar como um processo de profissionalização, governança e envolvimento familiar pode auxiliar a perpetuidade do seu negócio deixando a relação com o seu sócio que já é boa, ainda melhor.
Leia maisNesse artigo tratamos sobre as vantagens e desvantagens em relação ao grau de dependência entre o distribuidor e o fabricante de insumos.
Leia maisNo presente artigo, continuação que aborda conceitos básicos de gestão de projetos, será explicitada a importância da comunicação nas etapas de um projeto. As etapas de concepção, planejamento, execução, controle e acompanhamento e fechamento, se amarram e estão estruturadas pela comunicação entre os indivíduos e setores que devem conduzir o projeto. Tal comunicação é fundamental para que se conheça a fundo o projeto e que assim, possam ser previstos com exatidão os processos futuros que podem demandar mais atenção ou adequação.
Leia maisA governança é fundamental nas empresas, pois oferece condições para a atuação dos gestores e protege os interesses dos investidores. Entretanto, existem diferenças significativas quando seu direcionamento é para corporações ou para empresas familiares. O texto a seguir mostra como variam quatro aspectos: a formalização de processos, os objetivos da empresa, os objetivos da governança e o papel do conselho para ambos os tipos de empresa.
Leia maisNeste primeiro artigo vamos abordar a gestão de projetos como uma ferramenta para transformar as ideias e planos do AgroDistribuidor em ações. Será abordada a importância da gestão de projetos, quando ela deve ser adotada e suas principais características. O artigo apresenta ainda a importância do equilíbrio entre o escopo, tempo e recursos no planejamento de um projeto. No segundo artigo a ser publicado em breve, vamos abordar como conduzir uma gestão de projetos.
Leia maisEm entrevista para a Folha de São Paulo, Fabio Mizumoto fala sobre a governança corporativa em empresas familiares.
Leia maisA melhor forma de fazer uma boa gestão de família, propriedade rural ou negócio, é baseá-la em três conceitos básicos - planejamento, comunicação e transparência. Outro fator importante dentro da gestão é a sucessão familiar nos empreendimentos.
Leia maisConfira aqui os artigos publicados pelos pesquisadores da Markestrat no IFAMA - Shangai 2012
Leia maisO artigo traz lições para agrodistribuidores e seus clientes, agricultores e empresários rurais, colocarem em prática agora mesmo para alcançarem sucesso na implementação da governança.
Leia maisAcesse aqui os Slides do Capitulo 5 do livro Agrodistribuidor
Leia mais