NPS - A ferramenta que faltava para impulsionar o marketing da distribuição

Fernando Kolya e Franklin Meirelles, lançam artigo com o tema: "NPS - A ferramenta que faltava para impulsionar o marketing da distribuição". Leia e acompanhe as principais notícias do mundo Agro!

Embora muito difundida no universo do marketing, a ferramenta NPS ainda não teve seu potencial capturado pelos agro distribuidores no país. Pela nossa experiência e interação com revendas e cooperativas de norte a Sul do Brasil, o uso da ferramenta de mostra bastante pontual.

Mas o que de fato é o NPS?

O NPS (Net Promoter Score) é uma metodologia de avaliação do comprometimento de consumidores com uma determinada empresa/marca, e consiste em uma única e simples pergunta a ser aplicada na base de clientes:

DiagramaDescrição gerada automaticamente

Com base na resposta obtida, a empresa consegue identificar quatro aspectos:

  1. O percentual de promotores, ou seja, clientes com alto grau de comprometimento com a organização (notas 9 e 10);
  2. O percentual de detratores, ou seja, clientes com baixo grau de comprometimento com a organização e, eventualmente, insatisfeitos (notas de 0 a 6);
  3. O percentual de neutros, ou seja, clientes não promotores e não detratores (notas 7 e 8);
  4. E o Net Promoter Score, o resultado da equação (Promotores – Detratores), indicando o nível geral de lealdade da carteira total de clientes para com a empresa.

Forma de cálculo do NPS

Linha do tempoDescrição gerada automaticamente

Além da pergunta central do NPS, é recomendável adicionar uma questão que busca identificar a causa raiz da nota, isto é, por que um cliente é promotor ou detrator de uma marca. Ao perguntarmos “qual a razão da sua nota” conseguimos capturar o tema que primeiro vem à cabeça do cliente e isso alimenta a empresa com informação relevante sobre o que fazer para melhorar.

E por que o NPS é tão relevante?

Ao contrário do que muitas empresas imaginam, o NPS não é apenas um jeito diferente de se realizar uma pesquisa de satisfação com os clientes. É uma ferramenta baseada em uma metodologia cientificamente validada que mede o grau da satisfação, ou seja, a lealdade do cliente.

 Os idealizadores dessa metodologia analisaram diversos métodos de pesquisa com clientes e o método NPS se mostrou o mais apropriado para prever o crescimento de uma empresa. Os índices obtidos em pesquisas NPS de diversas empresas, se mostrou altamente correlacionado com o crescimento futuro, ou seja, comprovaram que (1) lealdade do consumidor e crescimento estão relacionados e (2) o NPS é a ferramenta ideal para tal mensuração.

Importante ressaltar que uma lealdade alta resulta não apenas em blindagem dos clientes contra concorrentes, mas também em indicação boca a boca, repetição de compras e vendas relacionadas (expansão – cross selling - e melhoria – upselling - dos itens adquiridos pelos clientes).

Fica evidente, portanto, a contribuição que a metodologia NPS pode trazer para as organizações. Com ela é possível identificar o nível de lealdade dos clientes para com a empresa como um fator determinante para os negócios que almejam o crescimento.

O resultado no NPS coloca a empresa em 4 patamares distintos de lealdade dos clientes, denominadas “zonas”. O que toda organização deve buscar é a “zona de excelência” (NPS acima de 75%). Nesse sentido recomendamos a realização anual da pesquisa de NPS com clientes, sendo possível avaliar a evolução geral ao longo do tempo e também comparar lojas/filiais entre si.

Classificação da empresa em função do NPS

AplicativoDescrição gerada automaticamente com confiança baixa

No contexto dos Agrodistribuidores, cujos negócios com os produtores têm caráter de recorrência cuja disponibilidade de fornecedores é vasta, a metodologia se mostra não apenas eficiente, mas totalmente plausível para identificação de segmentos de produtores bem como variáveis de satisfação e insatisfação. 

Metodologia Simples, aplicação cuidadosa

É importante ressaltar que, apesar de se tratar de uma única técnica simples, a aplicação do NPS exige controle e método de aplicações cuidadosos, especialmente se utilizado como uma ferramenta de acompanhamento contínuo (evolução). A aleatoriedade dos respondentes e a seleção de ferramentas ideais para registro das notas podem definir o sucesso ou o fracasso de um levantamento, além da necessidade de interpretações de resultados que levem à conclusões proveitosas para as organizações.

Além disso, recomenda-se o envolvimento de parceiros para a realização, para que o processo tenha não apenas credibilidade, mas seja visto com isenção por parte dos clientes, que tendem a ser mais sinceros em suas respostas.

Agrodistribuidor, não deixe de pesquisar melhor sobre essa metodologia de identificação de oportunidades de crescimento e melhoria para o seu canal. Bons negócios e sucesso.