Trusted Advisor: como as revendas podem auxiliar no planejamento dos clientes

Franklin de Souza Meirelles e Lucas Sciencia do Prado lançam o artigo "Trusted Advisor: como as revendas podem auxiliar no planejamento dos clientes" e falam um pouco mais sobre as estratégias essenciais para um bom planejamento que viabilizam grandes resultados.

Ao olharmos para diversos setores da economia, podemos perceber que vivemos um momento de empoderamento dos clientes, que a cada dia têm o acesso às informações ampliado e facilitado. Além disso, os consumidores estão expostos à uma crescente oferta de produtos e serviços por parte dos fornecedores, que trazem alternativas de diferentes níveis de qualidade e preço. Esse cenário de maior acesso à conteúdo e mais opções para satisfazer as necessidades, por outro lado, tem tornado a tomada de decisão do consumidor mais complexa. Na agricultura e pecuária a história não é diferente. As práticas comuns começam a ser questionadas e o produtor rural passa a ter mais dificuldade para definir o que é melhor para ele e sua propriedade.

Tais mudanças são potencializadas pelo ambiente competitivo, que estimula o produtor a pensar diferente para conseguir rentabilidade. A dinâmica da competitividade na pecuária de corte e de leite exige cada vez mais produtores tecnificados e focados em maior rendimento produtivo – litros de leite/cabeça no caso da pecuária de leite e arrobas/hectare no caso da pecuária de corte. Os rendimentos são obtidos pela atuação concomitante de estratégias de nutrição, sanidade/manejo e genética. É na genética, entretanto, que o processo de melhoramento produtivo se inicia, a partir da escolha das melhores provas genéticas para composição do rebanho, de acordo com o objetivo principal do pecuarista.

Notamos assim, a necessidade de um planejamento de curto e longo prazo pensando nos resultados desejados. Porém, ao iniciar esse processo o produtor poderá se deparar com várias dúvidas e questionamentos, impulsionados pelo cenário traçado anteriormente. Na figura 1 destacamos alguns exemplos de perguntas que podem surgir.

FRANKLIN DE SOUZA MEIRELLES
Mestre pela ESPM, consultor associado da Markestrat com experiência em estratégia, marketing e vendas e professor de MBA em diversas instituições.

LUCAS SCIENCIA DO PRADO
Doutor pela FEARP – USP, especialista em marketing e vendas, sócio da Markestrat e professor da FGV-EAESP.

Outras Publicações