Estratégias de Crescimento para o Agrodistribuidor

Gabriel Vicentini Pereira e Franklin de Souza Meirelles no artigo "Estratégias de Crescimento para o Agrodistribuidor", abordam as principais questões que auxiliam na formação de estratégias para o crescimento de empresas.

Inicialmente o mercado era meramente um sitio onde compradores e vendedores se encontravam para trocar seus bens. Atualmente esse cenário mudou, e cada vez mais é notável a competitividade acirrada em todos os setores da economia. Com os Agrodistribuidores não é diferente, e para que consigam se manter competitivos, eficiência nos processos internos e amplitude de atuação são pontos cruciais.

Existem ferramentas que direcionam a construção de estratégias para empresas se tornarem mais competitivas, e a Matriz de Ansoff (1958) é uma delas, auxiliando na determinação de estratégias especificas para crescimento de empresas, concentrando seus esforços e investimentos em produtos e/ou mercados.

De maneira bastante sucinta, a matriz considera quatro possibilidades de crescimento para as organizações, a partir do cruzamento das variáveis Produtos e Mercados. Desta forma, a estratégia para crescer consiste na alocação de esforços e recursos nesses quadrantes, de acordo com as possibilidades existentes no portfólio da empresa e nas oportunidades e necessidades do mercado.

                                              Fonte: Ansoff, 1958

Nesse artigo traremos como o Agrodistribuidor poderá utilizar o conceito dos 4 quadrantes da Matriz de Ansoff para traçar sua estratégia de crescimento.

     1. Penetração de Mercado

Esta estratégia se refere a consolidação dos produtos já ofertados em sua clientela ativa e é recomendada quando ainda há espaço para crescimento nos clientes atuais. Para explorar tais oportunidades faz-se necessário um CRM (Customer Relationship Management) estruturado para gerir sua carteira de clientes. Desta forma o Agrodistribuidor poderá desenvolver ações que gerem aumento do acesso (conquista de novos clientes no território) e o SOC (Share of Customer), aumentando a participação do canal na “sacola” de compras dos clientes atuais. 

     2. Desenvolvimento de Mercado

Nessa estratégia o Agrodistribuidor visa atingir novos mercados, onde ainda não atua, com seus produtos existentes. Para que isso aconteça existem diversas ações possíveis, podendo ser com a abertura de novas filias, que busca captar novos clientes pela praticidade e oferta de produtos em mais de um único ponto, exploração de novas culturas alvo, fazendo com que abra uma rama de possíveis compradores de produtores das novas culturas e até mesmo com a criação de e-commerce, visando atender um leque muito mais amplo de compradores em regiões geograficamente mais distantes. Faz sentido quando as possibilidades nos clientes prioritários foram esgotadas.

    3. Desenvolvimento de Produtos

Refere-se à estratégia de crescer lançando novos produtos ou novas linhas nos mercados existentes. Nesse método o Agrodistribuidor deve começar a pensar no que os produtores gostariam de comprar ou procuram sempre que vão às revendas. Estamos falando, portanto, de novos produtos complementares aos já utilizados, ou até mesmo novas soluções como prestação de serviços englobadas a produtos comprados. Investimentos em inovação, P&D e novas parcerias de negócio são fundamentais para a execução dessa estratégia. Você já pensou no que mais poderia vender a para seus clientes atuais?

    4. Diversificação

A estratégia de Diversificação prevê o lançamento de novos produtos ou linhas de produtos em novos mercados onde o Agrodistribuidor ainda não atua e que apresentam boas oportunidades. Nesse sentido, devemos pensar em expandir nossas competências para atender clientes diferentes dos que atendemos atualmente, com soluções novas para nós. No caso de Agrodistribuidores, é possível pensar em atividades como comercialização de grãos, beneficiamento desses grãos para geração de subprodutos, como farelos e óleos e até mesmo desenvolvimento de produtos derivados, como ração e biocombustíveis.  

Esses são exemplos com intuito de fazer você, Agrodistribuidor, pensar em novas estratégias que possam encaixar e engrandecer seu próprio negócio e aumentar sua competitividade. Já escolheu quais serão as suas?

 

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