As Palavras Mágicas e o Futuro do Negócio de Distribuição – IV

Matheus Alberto Cônsoli, da continuidade a série de 6 artigos, que abordará o tema "As Palavras Mágicas e o Futuro do Negócio de Distribuição". Nesse quarto artigo, tem como foco os temas de “Sucessão e Tecnologia”. Não deixe de acompanhar e se atualizar!

Matheus Alberto Cônsoli

Liderança, gestão, sucessão, tecnologia, eficiência e competitividade. Temos abordado essas palavras e discutido formas de torna-las realidade na distribuição de insumos nessa sequência de artigos.

Talvez os temas que estejam mais na moda entre todos esses sejam a sucessão e tecnologia. Focaremos a questão da sucessão e governança nesse artigo. Início chamando a atenção para o fato de que, apesar de estar na moda – é só ver a quantidade de eventos e palestras sobre isso – a maioria das empresas (digo empresários) ainda não entendeu a importância do tema, e uso como indicador a quantidade de empresas que conheço que de fato tem se esforçado para implementar regras e processos sucessórios e de governança corporativa. Ainda há aquelas em que o tema é tabu e não é prioridade!

Início os convidando a pensar no tema sucessão e governança (com foco em continuidade dos negócios) em uma visão mais ampla considerando alguns aspectos para empresas e organizações (como cooperativas e associações): 1) a convivência do “novo” com o “velho”; 2) o fato de que o tempo passa e as pessoas morrem (mas os negócios não necessariamente morrem com as pessoas); 3) a oportunidade de viver e preparar uma transição; 4) a alternância de poder e reciclagem podem fazer bem aos negócios (assim como faz para as democracias!).

Assim, num ponto de vista mais amplo, reflita sobre esses quatro aspectos na sua organização e comece a reconhecer as vantagens e benefícios de planejar e implementar processos de sucessão e governança. Uma reflexão adicional é que isso não se passa apenas na sua empresa, mas avalie os impactos de curto e médio prazo dos processos de sucessão e governança nos seus fornecedores, parceiros concorrentes, e principalmente, clientes. Sobre os clientes, os processos sucessórios podem impactar substancialmente como sua empresa faz negócios hoje e como fará no futuro!

Feitas essas considerações, olhando para a distribuição de insumos: como anda o planejamento sucessório e a governança no seu negócio e o que você está fazendo para apoiar e participar do mesmo processo em seus clientes?

Se assumirmos que a sucessão vai acontecer, por amor ou por dor, no curto ou no médio prazo. Por que então não começar a trabalhar esse tema e preparar a empresa e as pessoas para esse processo?  Nosso pressuposto é que isso também estará relacionado ao seu sucesso, a melhor eficiência da gestão (e clima organizacional) e à competitividade da sua empresa.

Então, convide seus sócios, familiares e pessoas chave para começar. Faça um plano, defina regras, monte estruturas e organize os processos, formais e informais que sustentarão essa transição. E que ela seja a melhor e mais fluida possível, garantindo a convivência do “novo” e do “velho”, a manutenção e a evolução dos negócios e das famílias nele envolvidas. Pense nisso e ótimo trabalho.

Complementando o artigo, Matheus Alberto Cônsoli gravou um podcast, aprofundando o tema abordado no texto.

Ouça no link abaixo:

As Palavras Mágicas e o Futuro do Negócio de Distribuição – IV

Matheus Albeto Cônsoli – Especialista em Estratégias de Negócios, Gestão de Cadeias de Suprimentos, Distribuição e Marketing, Vendas e Avaliação de Investimentos. Doutor pela EESC/USP. Mestre em Administração pela FEA/USP. Administrador de Empresas pela FEA-RP/USP. Professor de MBA’s na FUNDACE, FIA, FAAP, PECEGE/ESALQ, entre outros.
Email: consoli@markestrat.com.br

Outras Publicações