As Palavras Mágicas e o Futuro do Negócio de Distribuição - II

Matheus Alberto Cônsoli e Matheus Kfouri Marino, sócios da Markestrat e gestores da plataforma AgroDistribuidor, dão continuidade a série de 6 artigos, que abordará o tema "As Palavras Mágicas e o Futuro do Negócio de Distribuição". Nesse segundo artigo, tem como foco o tema de “Liderança”. Não deixe de acompanhar e se atualizar!

Liderança, gestão, sucessão, tecnologia, eficiência e competitividade. Comentamos no artigo que abre essa série a importância de reconhecer essas palavras e implementar ações relativas a elas para alcançar níveis mais elevados de eficiência e competitividade na distribuição de insumos.

Iniciaremos a sequência de artigos sobre as palavras mágicas e o futuro da distribuição explorando o tema liderança e nos agrodistribuidores. Comandar pessoas, atrair seguidores, gerenciar equipes, influenciar comportamentos, gerar resultados e motivar o time são atividades desenvolvidas pelos líderes e estão intimamente ligadas ao resultado dos agrodistribuidores.

exigirá criatividade e liderança dos agrodistribuidores para “surfar” esta onda. Neste cenário, liderança é fundamental para sobrevivência.

<span a="" com="" de="" deres="" destaque="" devem="" dos="" e="" exemplo="" fazer="" gerente="" gerentes="" loja="" o="" os="" para="" que="" ser="" servir="" seu="" span="" style="" font-size:"="" unidades="">de comportamento, atitude e conhecimento. Além de referência, deve acompanhar o dia-a-dia, mantendo uma relação de proximidade e relacionamento com a equipe.

Líderes desenvolvem equipe, e neste processo de aprendizado, o feedback é fundamental. A identificação dos pontos de melhoria individuais e o retorno positivo para a equipe permite o crescimento do time e fortalece a liderança. Líderes avaliam seus times e constroem planos de desenvolvimento conjunto.

O líder também deve estar atento ao emocional da equipe, ou seja, deve trabalhar as relações interpessoais para aprimoramento do relacionamento de seu time. Parte da motivação vem dos desafios propostos pelo líder e o reconhecimento e méritos para os integrantes que apresentarem performance superior.

Gerentes de agrodistribuidores, façam uma reflexão! Como estamos realizando os papeis fundamentais de um líder? Eles envolvem:

RENOVAR: Estar conectado com o mundo exterior, pressão por resultados, mudanças de modelos, busca por eficiência e redução de custo, e criar um ambiente interno propício à inovação e mudanças;

INSPIRAR: Ser capaz de transformar as visões e os sonhos em realidade, mostrar que é possível superar os desafios;

REALIZAR: Definir expectativas de alto desempenho, transformando-as em desafios motivadores, assegurando a entrega;

ENGAJAR: Deixar claro os rumos e os ganhos do compromisso das pessoas.

Para fechar, referenciamos em um artigo da McKinsey de 2015, algumas atitudes que os liderem precisam desenvolver:

Resolver Problemas: Processo que precede a tomada de decisão, quando informações são organizadas e avaliadas. Atividades dia a dia;

Orientação para Resultados: Acompanhar o alcance de resultados. Ênfase na importância da eficiência, produtividade e priorização do trabalho;

Procurar diferentes Perspectivas: Monitorar tendências e mudanças, encorajando equipes a contribuir para a performance;

Dar apoio para equipe: Entender pessoas e construir confiança inspirando a equipe a superar os resultados.

(Fonte: McKinsay Q. Decoding Leadership. Jan/15.)

Gerentes de agrodistribuidores, o sucesso do negócio está na sua mão e os ganhos de eficiência e competitividade começam por uma atitude proativa e comprometida da liderança. Como está o processo de liderança do seu time? Faça uma auto avaliação e ótimo trabalho!

Complementando o artigo, Matheus Alberto Cônsoli gravou um podcast, aprofundando o tema abordado no texto.

Ouça no link abaixo:

Podcast -  As Palavras Mágicas e o Futuro do Negócio de Distribuição II

 

Matheus Albeto Cônsoli – Especialista em Estratégias de Negócios, Gestão de Cadeias de Suprimentos, Distribuição e Marketing, Vendas e Avaliação de Investimentos. Doutor pela EESC/USP. Mestre em Administração pela FEA/USP. Administrador de Empresas pela FEA-RP/USP. Professor de MBA’s na FUNDACE, FIA, FAAP, PECEGE/ESALQ, entre outros.
Email: consoli@markestrat.com.br

Matheus Kfouri Marino - Especialista em estratégia empresarial, política e gestão de redes de distribuidores, gestão de clientes (CRM) e inteligência competitiva, gestão de revendas e cooperativas agroindustriais. Doutor em Administração pela FEA-USP. Professor da FGV-EESP (Escola de Economia de São Paulo) e coordenador acadêmico dos MBAs em agronegócios da FGV.

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