O Desenvolvimento das Cooperativas Parte I - Expansão Geográfica e Cobertura de Mercado

Matheus Cônsoli e Matheus Marino dão continuidade aos artigos sobre o desenvolvimento das cooperativas e abordam alguns temas alavancas do crescimento e aumento da relevância das cooperativas na distribuição de insumos.

Iniciando essa sequência de artigos sobre o desenvolvimento das cooperativas, vamos abordar alguns temas que acreditamos serem alavancas que tem suportado o crescimento e aumento da relevância das cooperativas na distribuição de insumos, tais como a expansão geográfica e cobertura de mercado, amplo portfólio de soluções, capilaridade da equipe de campo e presença, modelos de financiamento, suporte técnico e novos negócios/diversificação.

Sobre a expansão geográfica, esse é um fenômeno interessante de ser observado, dado que as cooperativas tradicionais do eixo sul e sudeste tem ampliado sua cobertura de mercado e expandido atuação originalmente de estados como PR e SP, para MS, GO, MG e MT.

Esse processo parece estar relacionado com a necessidade de obter maior escala, atender mais áreas e cooperados e possibilitar crescimento, que tende a ficar mais restrito em suas áreas tradicionais ou originais.

É interessante notar que esse processo de expansão, nos últimos anos, vinha acontecendo de forma orgânica e abertura de novas unidades em áreas onde as cooperativas ainda não atuavam. No entanto, temos verificado mais recentemente a expansão das cooperativas também acontece por meio de incorporações, aquisições, arrendamentos de estruturas e outras formas de tomada de controles de cooperativas menores ou em dificuldades financeiras. Assim, a expansão de cooperativas mais robustas e organizadas, além de ampliar a presença, tamanho e cobertura de mercado dessas empresas, também concentra o mercado de distribuição, que é uma tendência que temos discutido há alguns anos.

Essas dinâmicas devem ser observadas pelas próprias cooperativas, dada a complexidade e novos desafios que acompanham o crescimento. Ademais, fornecedores precisam acompanhar e ajustar estratégias e modelos de atendimento que se adequem a um novo tipo e tamanho de empresas, o que naturalmente dificulta a gestão de territórios e conflitos de canal. Por fim, é de se esperar que a concorrência pelo produtor nas áreas onde essa dinâmica está presente deve aumentar, e revendas e cooperativas cada vez mais terão que buscar formas de diferenciação de serviços, suporte técnico e comercial. Bom trabalho a todos.

 

Sobre Matheus Alberto Cônsoli
Matheus Albeto Cônsoli ?? Especialista em Estratégias de Negócios, Gestão de Cadeias de Suprimentos, Distribuição e Marketing, Vendas e Avaliação de Investimentos. Doutor pela EESC/USP. Mestre em Administração pela FEA/USP. Administrador de Empresas pela FEA-RP/USP. Professor de MBA??s na FUNDACE, FIA, FAAP, PECEGE/ESALQ, entre outros.

Matheus Kfouri Marino ?? Especialista em gestão de revendas e cooperativas agroindustriais. Doutor pela em Administração pela FEA/USP em 2005. Mestre em Engenharia de Produção pela UFSCar em 2001. Engenheiro Agrônomo na FCAV ?? UNESP. Foi pesquisador e professor do PENSA (Centro de Conhecimento em Agronegócios) de 1997 a 2008. Foi professor nos MBA??s da FIA e FUNDACE. Atualmente é professor da FGV-EESP e coordenador acadêmico dos MBA??s em agronegócios da FGV.
Email: mmarino@markestrat.org
Email: consoli@markestrat.org