A Hora de Rever Nosso Modelo de Negócios

Existe algumas áreas da administração que estudam os ciclos dos negócios e seu desenvolvimento. Umas se pautam e se espelham na biologia – desenvolvimento e evolução das espécies – aplicado aos negócios. Outros avaliam as empresas como sistemas, que possuem componentes, evoluem e se adaptam ao ambiente. Independente da abordagem existe certo consenso que os negócios mudam e evoluem e que os modelos de negócios que foram bons em uma determinada época ou ambiente, não serão os mesmos que sustentarão as empresas em outras situações. Tomemos como exemplo outros setores. Pare e compara como esses setores funcionavam há 10-15 anos e como funcionam hoje? Quais empresas eram as líderes ou mais reconhecidas, e quais são hoje? Quantas empresas desapareceram e quantas surgiram? Pense no mercado de automóveis, bancos, telefonia, serviços de dados e internet, locadoras de vídeo e canais de TV aberta e fechada, aviação civil, redes de varejo, mercado de música e entretenimento, para citar alguns. Se você observar mais atentamente, vai verificar que as principais empresas (estabelecidas ou entrantes) nesses setores fizeram mudanças nos seus modelos de negócio.

Conteúdo restrito - faça seu acesso gratuito abaixo

AGRODISTRIBUIDOR


Ou entre informando seu melhor email

Matheus Albeto Cônsoli – Especialista em Estratégias de Negócios, Gestão de Cadeias de Suprimentos, Distribuição e Marketing, Vendas e Avaliação de Investimentos. Doutor pela EESC/USP. Mestre em Administração pela FEA/USP. Administrador de Empresas pela FEA-RP/USP. Professor de MBA’s na FUNDACE, FIA, FAAP, PECEGE/ESALQ, entre outros.
Email: consoli@markestrat.org

Outras Publicações