Gestão de pessoas e qualificação de equipes ?? preparando sua revenda para a competitividade e atratividade!

Para sua revenda se manter competitiva e atualizada, o cenário deve ser de investimento e capacitação de pessoas. Uma boa organização interna resulta em empresas mais forte e estruturadas.

Observa-se, há algum tempo no mercado brasileiro, aumento nas movimentações de fusão, aquisição, compra e vendas de empresas, tanto no ramo agrícola como em outros setores. Essas mudanças ocorrem, pois o mercado precisa ganhar competitividade e geralmente as empresas que passam por esse processo estão preparadas e organizadas para isso.

Nesse sentido, observa-se a importância das revendas agrícolas se organizarem internamente. Tanto em relação aos processos e procedimentos de trabalhos rotineiros, quanto em relação à preparação da equipe para uma eventual operação conforme os exemplos citados acima. Além do mais, deve-se considerar que o resultado de um processo de consolidação são empresas mais fortes e estruturadas, acirrando ainda mais a competição de mercado. Sendo assim, esse cenário exige investimento na capacitação da equipe para que a revenda se mantenha atualizada e competitiva.

Estudos apontam que a aprendizagem do indivíduo no ambiente de trabalho ocorre por duas maneiras, a informal e a formal. A primeira é baseada nas experiências do trabalho diário, nas relações pessoais e nos feedbacks. Geralmente ocorre fora das salas de aula e sem planejamento. A segunda está relacionada com treinamento e capacitação da equipe de forma planejada e estruturada. Destaca-se que as ações de capacitação formal são cada vez mais importantes num contexto de mudanças econômicas, políticas e sociais. 

Nesse contexto de mudanças, as revendas devem repensar a forma como contratam e aplicam os treinamentos, os quais não devem ser eventos únicos e separados, mas sim, integrados e relacionados com a estratégia da empresa. Além do mais, devem ser expandidos às diversas áreas e níveis hierárquicos, de acordo com a necessidade.  É comum observarmos a contratação de treinamentos apenas para a equipe de vendas! Quando na verdade, é importante capacitar também a equipe interna, como por exemplo, no uso correto do software, planejamento, gestão financeira e do negócio, gestão operacional, entre outros. Isso se deve ao fato de que a gestão eficiente da empresa depende da análise de indicadores de desempenho confiáveis.

Mas, para que a revenda não invista dinheiro além do necessário, é preciso que ela avalie a necessidade do treinamento, planeje o programa de capacitação e faça uma avaliação ao final para medir a eficácia do treinamento.

A etapa de reconhecimento das necessidades é primordial para as organizações. Muito dinheiro é gasto em treinamento sem realmente ser necessário, apenas para cumprir com um cronograma pré-estabelecido. Quando isso ocorre, as chances de retenção do conhecimento por parte da equipe tendem a ser menores.

Os treinamentos realizados de acordo com a estratégia da empresa e baseados nas necessidades da equipe, independente do nível hierárquico e da área, acabam de certa forma, transformando a cultura organizacional que como consequência influenciará nos próximos programas de capacitação. Cabe ressaltar que as ações de treinamento e desenvolvimento de equipe devem ser programadas para atender as necessidades específicas de cada participante. Ela pode ser detectada por simples observação no trabalho, por roteiros de avaliação e também pelo resultado da avaliação de desempenho. Quanto mais precisa for a ferramenta utilizada para detectar os pontos de melhoria, maior será a probabilidade de eficácia do treinamento.

Assim, para garantir o retorno do investimento feito em formação, as organizações precisam começar a tratar os investimentos em treinamento como tratam outros investimentos financeiros. É necessário entender as necessidades da organização, dos empregados e assegurar que as concepções da formação, do conteúdo e da entrega proporcionarão captação máxima. 

* Matheus Alberto Consoli ?? Especialista em Estratégias de Negócios, Distribuição,
Marketing e Vendas, Gestão de Cadeias de Suprimentos, e Avaliação de Investimentos. Doutor em Eng. Produção pela EESC/USP. Mestre pela FEA/USP. Professor de MBA??s na FGV e FUNDACE/USP.

* Lucas Sciencia do Prado ?? Especialista em Sustentabilidade Social no Varejo e Negociação Empresarial. Mestre em Administração de Empresas pela FEA-RP/USP. Administrador de Empresas também pela FEA-RP/USP.

* Isabela Grespan da Rocha Teixeira ?? Mestre em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP. Possui MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais e graduação em Administração de Empresas.

* Anamaria Guimarães Gandra - Mestre em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP e graduação em Administração pela UNESP. Participou de diversos projetos nas áreas de Planejamento Estratégico e de Marketing para empresas.