Preparação e Cuidados para Atração de Investimentos

Esse é um processo que está apenas se iniciando na distribuição de insumos no Brasil, mas já temos alguns casos concretos onde revendas já realizaram operações com bancos, fundos de investimentos e emissão de títulos. Mas como se preparar para esse processo? Abordamos nesse artigo algumas iniciativas que podem deixar sua empresa mais atrativa e preparada para atrair investimentos no futuro. Alinhamento de Sócios. Talvez a primeira precaução e etapa é ter uma alinhamento entre sócios e interessados. Definir claramente objetivos para uma eventual atração de investimentos, ter transparência as fontes de recursos que estão sendo avaliadas bem como as formas de alocação de investimentos. Lembre-se que quem investe investe no negócio, mas muitos sócios de revendas acredita que vão receber aporte de recursos e colocar esse dinheiro no bolso. Isso é pouco provável de ocorrer! O investimento em geral é para expansão e melhoria do retorno do negócio e esse é um assunto que deve ser claro para todos envolvidos. Governança. Qualquer empresa que se interessar por uma determinada revenda vai querer saber como ela está organizada e quais são os processos de governança. Dessa forma, a existência de protocolos familiares e acordos de cotistas detalhando processo de tomada de decisão, regras de negócios, separação do capital da empresa e dos sócios, relacionamento com familiares e políticas de distribuição de lucros e investimentos tendem a dar mais credibilidade para empresa e melhorar seu rating. Formalização de Processos Administrativos e Financeiros. Outro ponto relevante para a preparação para atração de investimentos é ter processos claros, descritos e implementados. Isso significa ter uma organização bem estruturada com funções bem definidas e processos descritos. Nesse sentido, um eventual investidor vai ter mais segurança ao verificar que os processos estão formalizados e não dependem exclusivamente de uma pessoa ou outra. Dessa forma, isso tende a reduzir o risco operacional do negócio e por sua vez aumentar o valor da empresa.

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Matheus Alberto Consoli - Especialista em Estratégias de Negócios, Gestão de Cadeias de Suprimentos, Distribuição e Marketing, Vendas e Avaliação de Investimentos. Doutor pela EESC/USP. Mestre em Administração pela FEA/USP. Administrador de Empresas pela FEA-RP/USP. Professor de MBA’s na FUNDACE, FIA, FAAP, PECEGE/ESALQ, entre outros.
Email: consoli@markestrat.org

Matheus Kfouri Marino - Especialista em gestão de revendas e cooperativas agroindustriais. Doutor em Administração pela FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) em 2005. Mestre em Engenharia de Produção pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) em 2001. Engenheiro Agrônomo na FCAVJ-UNESP. Foi pesquisador e professor do PENSA (Centro de Conhecimento em Agronegócios) de 1997 a 2008. Foi professor nos MBAs da FIA e FUNDACE. Atualmente é professor da FGV-EESP (Escola de Economia de São Paulo) e coordenador acadêmico dos MBAs em agronegócios da FGV. Fundador da Uni.Business Estratégia em 2004.

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