eSocial – Qual a importância e como o AgroDistribuidor deve se preparar?

No artigo anterior sobre o tema abordei sobre o que é eSocial, quem está envolvido, seus objetivos e calendário de início das obrigações. Agora vejamos mais detalhes sobre a real importância deste novo sistema para as empresas. Recentes pesquisas divulgam que a quantidade de empresas que tem noção sobre o que é o eSocial vem aumentando, porém, quase metade ainda não começou a se preparar para cumprir as obrigações do eSocial ou estão a espera da empresa fabricante do software de Folha de Pagamentos resolver a questão. É necessário que a liderança das empresas tome ciência do que realmente significa estar em compliance com o eSocial. Simplificadamente e erroneamente, alguns acham que será apenas mais um arquivo ou obrigação que as empresas terão que enviar, e que por sua vez é de responsabilidade do RH e/ou TI. Pela complexidade, quantidade de informações e departamentos envolvidos no sistema, a demanda vai muito além desta visão equivocada. O eSocial na maioria das organizações demandará uma mudança cultural.

Conteúdo restrito - faça seu acesso gratuito abaixo

AGRODISTRIBUIDOR


Ou entre informando seu melhor email

Márcio Gonçalez é Analista de Sistemas e Gestor em RH, sócio da Vertech IT Solutions, atua com RH há mais de 15 anos desenvolvendo soluções informatizadas e consultoria para empresas do agronegócio.

Tiago Agapito Pavan é Administrador de Empresas e Advogado, Gerente de Operações na PwCO. Trabalhou com consultoria e implantação de soluções de RH por mais de 13 anos.

Outras Publicações