A capitalização dos produtores e a demanda de crédito

Os produtores das grandes culturas agrícolas do mundo inteiro sempre dependeram da ajuda de crédito para dar continuidade ao cultivo. No entanto, com a apreciação dos preços das commodities nos últimos anos, começamos a presenciar algumas mudanças deste cenário aqui no Brasil. Nossas análises recentes, considerando custos, preços e margens do produtor de grãos nos últimos 10 anos mostram que a necessidade de crédito de um produtor “padrão” (não considera eventuais dívidas passadas) reduziu, mas a demanda por crédito ainda existe e é fundamental no negócio de distribuição de insumos. A partir de 2007, a rentabilidade da soja e milho começou a dar margens de lucro para o produtor, inclusive apresentou valores bem elevados em 2011 e 2012. Esse aumento de rentabilidade possibilitou que os produtores pagassem as suas contas de financiamento e ainda tivessem uma margem de sobra, ou seja, iniciou-se o processo de capitalização. Se os preços pagos pela produção aumentarem ainda mais do que o preço de compra dos insumos, pode-se ter uma mudança no quadro atual entre a indústria de insumos, distribuidores, produtores e as tradings.

Conteúdo restrito - faça seu acesso gratuito abaixo

AGRODISTRIBUIDOR


Ou entre informando seu melhor email

Julio Kyosen Nakatani - Mestre em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP com foco em cadeias de suprimentos. Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Goiás. Participou de projetos nas áreas de: canais de distribuição e suprimentos da produção agrícola, planejamentos estratégicos setoriais, estratégias de acesso a mercado, mapeamento e quantificação de cadeias, planos de negócios e desenvolvimento de novos produtos para as grandes culturas agrícolas.

Matheus Alberto Consoli - Especialista em Estratégias de Negócios, Gestão de Cadeias de Suprimentos, Distribuição e Marketing, Vendas e Avaliação de Investimentos. Doutor pela EESC/USP. Mestre em Administração pela FEA/USP. Administrador de Empresas pela FEA-RP/USP. Professor de MBA’s na FUNDACE, FIA, FAAP, PECEGE/ESALQ, entre outros.

Outras Publicações