Índice de Confiança do Produtor Rural: ferramenta útil para planejamento no setor de insumos

O ICPRural busca identificar a intenção do produtor rural em realizar negócios em um futuro próximo e pode ser uma ferramente útil para o planejamento dos diferentes setores de insumos agropecuários. O presente artigo ilustra o exemplo do setor de fertilizantes.

A safra brasileira de 2010/11 foi considerada uma das melhores dos últimos anos; graças à alta produtividade na maior parte das regiões e ao bom preço das commodities, a rentabilidade do negócio agrícola mostrou-se muito boa. O cenário descrito propicia condições para o aumento da demanda por insumos, como fertilizantes e defensivos.
Com dinheiro no bolso o produtor rural tem condições de se planejar para aquisição de um bom pacote tecnológico para a safra vindoura. As empresas envolvidas na distribuição de insumos precisam estar preparadas para atender a demanda criada pelos cenários favoráveis como este que o agronegócio vislumbra em 2011, assim como para aqueles cenários de anos de retração da demanda.
]Para tanto, os gestores dessas empresas devem estar atentos às informações que analisam os movimentos e tendências dos mercados agrícolas. Na edição anterior da revista Agro Revenda os autores apresentaram artigo que demonstrava como os resultados do ICPRural Equipamentos podem contribuir para a formulação de estratégias futuras para os negócios no setor de máquinas. Na presente edição são apresentados alguns resultados referentes ao ICPRural Insumos.
O Índice-Insumos que compõe o ICPRural mostrou o produtor mais otimista para a compra de insumos no início de 2011 (janeiro à abril) em relação ao mesmo período de 2010. Por meio do Gráfico 1 é possível observar o comportamento histórico do ICPRural-Insumos. Gráfico 1- Comportamento histórico do ICPRural Insumos (em pontos) - para visualizar o gráfico acesse a versão em PDF O Gráfico 2 a seguir mostra a relação existente entre o ICPRural-Insumos e o diferencial de entrega de fertilizantes ao consumidor final entre uma safra e outra.
O diferencial de entrega de fertilizantes representa a diferença mês a mês do volume que foi entregue de fertilizantes ao consumidor final entre os anos de 2010 e 2009 e entre 2011 e 2010. O dado de fertilizantes entregues é medido pela ANDA (Associação Nacional para Difusão de Adubos). Gráfico 2 - Relação entre o ICPRural-Insumos e o diferencial de entrega de fertilizantes ao consumidor final - para visualizar o gráfico acesse a versão em PDF A série denominada ?Anda? (linha amarela) exibe a diferença no volume de fertilizantes entregues ao consumidor final entre a data apresentada no gráfico e o mesmo mês do ano anterior acumulada a partir de janeiro de 2010. A série ?Anda? apresenta uma ideia do crescimento do consumo de fertilizantes.
Os dados apresentados na série estão desmembrados no Gráfico 3 que apresenta o volume de fertilizantes entregues ao consumidor final entre 2009 e 2011, os valores indicados junto as colunas no gráfico indicam a variação no volume entregue entre os anos.
Gráfico 3 ? Fertilizantes entregues ao consumidor final (em milhares de toneladas) - para visualizar o gráfico acesse a versão em PDF
Como pode ser observado no Gráfico 2 (setas em azul) o acréscimo acentuado na entrega de fertilizantes a partir de agosto de 2010 foi antecipado pelo ICPRural-Insumos que registrou aumento expressivo na confiança dos produtores a partir de julho de 2010.
A partir de dezembro de 2010 a séria ?Anda? evidencia um ritmo de crescimento menos intenso na entrega de fertilizantes. Novamente o ICPRural-Insumos identificou a mudança no comportamento com um mês de antecedência. A análise aponta evidências de que o ICPRural Insumos antecipa a tendência de diferencial de entregas de fertilizantes ao consumidor final e pode ser útil aos canais de distribuição de insumos agrícolas para a formulação de estratégias futuras.
A série histórica do ICPRural (Índice de Confiança do Produtor Rural) e do ICPSoja (Produtor de Soja) podem ser acessadas no site: www.icprural.com.br.